CAMPEONATO DISTRITAL DE ACROBÁTICA

CIRCULAR

> Download

 

RESULTADOS

> Download

 

 

 

 

Segundo alguns autores a Ginástica Acrobática teve origem nas artes circenses, no entanto existem pinturas ilustrativas na arte egípcia que remontam ao ano 2300 a.c. Podemos recuar também às civilizações antigas, como Grécia e a China, onde os povos se dedicavam a atividades similares entre elas a construção de pirâmides humanas com os mais variados fins sejam eles lúdicos ou militares. Mais recentemente, na idade média, as atividade circenses tinham o seu ponto alto nas festas populares, onde grupos de acrobatas e saltimbancos tinham um grande destaque, tornando-se cada vez mais profissionais. A Ginástica Acrobática tem o seu primeiro quadro competitivo formal em 1934 onde se realizou a primeira competição na antiga URSS.

A Ginástica Acrobática é uma disciplina que requer dos seus intervenientes diversas características nomeadamente, coragem, força, coordenação e flexibilidade.
 
Os exercícios de Ginástica Acrobática são executados com acompanhamento musical exigindo dos seus executantes uma expressão corporal e facial harmoniosa, perfeitamente sincronizados com a música.
 
A Ginástica Acrobática na constituição dos seus pares e grupos tem ginastas com diferentes idades e estaturas, aos quais damos duas denominações, bases e volantes. Os bases normalmente são os elementos mais velhos do par ou do grupo com um estatura mais alta, normalmente mais fortes para facilmente sustentarem e apoiarem o volante. O volante é o outro elemento do par ou grupo normalmente mais novo, com uma estrutura física mais baixa e mais leve para poder facilitar o trabalho em conjunto, permitindo também uma maior longevidade da participação desportiva. Além de mais esta bela disciplina cria laços de amizade muito fortes entre os parceiros, bem como o espírito de trabalho em grupo e o mais importante de tudo a confiança entre os parceiros e treinadores.
 
Existem 5 categorias em Ginástica Acrobática, são elas os Pares Femininos constituída por dois elementos do sexo feminino um base e um volante, os Pares Mistos constituído por um elemento base do sexo masculino e um volante do sexo feminino, Pares Masculinos constituído um base e um volante do sexo masculino, Grupos Femininos constituídos por 3 elementos do sexo feminino, dois deles são bases e um é volante e por ultimo os Grupos Masculinos, constituídos por quatro elementos do sexo masculino, dos quais três são bases e um é volante.
 
Os exercícios de Ginástica Acrobática são realizados num praticável dinâmico com dimensão de 12mX12m, onde ginastas podem realizar 3 tipos de exercidos, Equilíbrio, Dinâmico e Combinado, cada um deles com características diferentes. No exercício de equilíbrio os ginastas realizam elementos técnicos de equilíbrio como o nome indica, sendo vulgarmente chamados por elementos de forças combinadas, onde os ginastas tem de permanecer durante 3 segundos em cada elemento, podendo realizar movimentações e ligações entre elementos, enriquecendo desta forma o exercício. No dinâmico os ginastas realizam elementos com fase de voo, vulgarmente chamados de saltos mortais, que podem ser combinados com piruetas e podem ser interligados entre si, e por último o exercício combinado que agrupa as características dos dois exercícios anteriormente descritos.
 
A Ginástica Acrobática é uma modalidade muito completa, exige que os seus praticantes possuam diversas componentes físicas nomeadamente força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio para executarem os mais diversos elementos que constituem um exercício de ginástica acrobática.

fonte: http://www.fgp-ginastica.pt
 

Publicidade

You are here:   HomeDisciplinasAcrobatica
: